Ligações de rectificador trifásico para gerador eólico

A energia produzida pela maioria dos geradores que podem ser aplicados na geração eólica é em corrente alterna (AC).

Para usar um gerador AC de forma a poder carregar baterias ou alimentar dispositivos de corrente contínua (DC), a energia tem de ser rectificada de AC para DC.

Os dispositivos que possibilitam essa conversão são os diodos ou mais habitual para estas aplicações as pontes rectificadoras.

A mais simples ponte rectificadora é composta por 4 diodos (componentes que permitem que a electricidade flua em apenas um sentido).

É possível comprar de forma económica pontes rectificadoras com valores de potência compreendidos entre 1 Ampere e 50 Amperes. Para fazer uma ponte rectificadora trifásica é simples como ilustramos em baixo.

Ponte Rectificadora para Geradores Eolicos

Para esta ponte rectificadora trifásica usámos 3 pontes rectificadoras MB356 de 35 Amperes.

Cada ponte rectificadora possui 4 pinos como pode ver na figura (2 Pinos DC (Positivo e Negativo) e outros 2 pinos para o lado AC).

As ligações são muito simples, do ligador da Fase I saiem 2 fios AC que ligam à ponte rectificadora I, da mesma ponte rectificadora saiem 2 fios DC que ligam ao ligador correspondente.

Deve ter em atenção a polaridade dos fios à saída do rectificador de forma a ligar correctamente no respectivo ligador.

Repita as ligações para as restantes pontes rectificadoras.

Pontes Rectificadoras para Geradores Eolicos

As pontes rectificadoras usadas são muito robustas para estas aplicações mas tenha em atenção a qualidade dos terminais usados nas extremidades dos fios e em todos os apertos, isto deve-se a que a circulação de corrente gera algum calor e caso existam más ligações pode provocar arcos eléctricos, o que irá danificar os componentes com o tempo.

Deverá usar um dissipador considerável nesta montagem para as pontes rectificadoras, de forma a cumprir e não ultrapassar as temperaturas projectadas pelo fabricante dos MB356 que pode consultar no datasheet.