L’éolien 2.0 – a árvore que transforma energia eólica em eletricidade

L'éolien 2.0 - A árvore que gera energia eólica

Imagine-se num espaço ao ar livre rodeado por árvores e em que essas árvores produzem energia. Sim isso agora poderá ser uma realidade a curto prazo com a L’éolien 2.0.

A empresa francesa R&D New Wind desenvolveu um sistema de geração de energia limpa em forma de árvore a L’éolien 2.0. Esta tecnologia envolve uma estrutura em forma de árvore em que cada folha desta árvore é uma mini turbina eólica capaz de gerar energia a partir de uma pequena quantidade de vento.

O que faz deste projeto particularmente interessante é o facto de ser bastante adequado para locais urbanos, e locais que requerem alguma estética refinada, como por exemplo jardins, fachadas de edifícios, ruas urbanas, parques lúdicos, etc.

A R&D New Wind denominou este projeto de L’éolien 2.0 e afirma que esta “árvore eólica” pode operar em qualquer tipo de condições de vento quer a nível de intensidade quer a nível de direção.

L'éolien 2.0 - a árvore que transforma energia eólica em eletricidade
L’éolien 2.0 – a árvore que transforma energia eólica em eletricidade

O sistema é modular, pelo que a sua capacidade de geração de energia pode ser adaptada e aumentada, podendo começar nos 500w e depois ir-se adicionando as tais folhas mini turbinas podendo-se perfazer um total de 3Kw.

Por falar em capacidade de produção de energia, a R&D New Wind afirma que a L’éolien 2.0 é capaz de produzir 1.320 kWh com ventos de baixa intensidade de 3 metros por segundo elevando para uma produção de 2.650 kWh quando a intensidade desse vento sobe para os 5 metros por segundo.

L'éolien 2.0 - a árvore que transforma energia eólica em eletricidade - Esquema
L’éolien 2.0 – a árvore que transforma energia eólica em eletricidade

De modo a salvaguardar toda o seu design exterior e elegância, todos os sistemas elétricos como cabos, geradores e outros componentes elétricos estão bem escondidos no interior da sua estrutura interna de aço, mantendo desta forma toda a sua beleza exterior.

O fabricante enumera algumas vantagens deste sistema como é o facto de ele ser completamente silencioso, de se poder ligar diretamente ao fornecimento rede elétrica.

Mas a principal vantagem desta tecnologia segundo a R&D New Wind é a capacidade de um melhor aproveitamento do vento em comparação com os outros modelos eólicos tradicionais, isto porque a L’éolien 2.0 necessita de menos força, ou seja, de menos vento para que as suas turbinas girem.

Quanto à rentabilidade, o fabricante avança que esta árvore eólica consegue ter um período de funcionamento anual de em média 280 dias, enquanto para os outros sistemas por assim dizer tradicionais o aproveitamento é de cerca de 180 a 200 dias por ano.

Video L’éolien 2.0 por NewWind

COMPARTILHAR