Incentivo fiscal de 2250 Euros para quem comprar veículos elétricos

beneficios-fiscais-compra-carros-eletricos

De modo a incentivar a compra de veículos elétricos o governo português está a pensar contribuir com 2250 euros a quem optar por substituir o seu carro tradicional por um automóvel elétrico.

Sabe-se que existe um plafond de 2,25 milhões de euros disponíveis para este programa. Sabe-se ainda que esta medida será atribuída até um limite máximo de mil veículos e será atribuída depois do comprador apresentar a fatura de compra à entidade competente.

“Neste momento, está em ponderação a atribuição de 2 250 euros por veículo, até um máximo de mil veículos apoiados”, refere uma fonte do gabinete do ministro do Ambiente, José Matos Fernandes.

Até ao final do presente ano de 2016, já é possível beneficiar do incentivo dos 2 250 Euros, no entanto só pode beneficiar dele mediante a entrega de um carro usado e este tem que ter mais de dez anos. Prevê-se, no entanto, que isto seja também alterado com esta nova proposta deixando de ser necessário a entrega de um carro com mais de dez anos podendo então qualquer pessoa beneficiar deste incentivo.

Não passa ainda de apenas uma proposta que veio da parte do Ministério do Ambiente, mas espera-se que esta medida deva ser aprovada no decorrer do mês Novembro do presente ano, segundo uma fonte do gabinete do ministro José Matos Fernandes, devendo esta medida entrar depois em vigor logo no inicio do próximo ano de 2017.

Os 2,25 milhões são provenientes do Fundo Ambiental, fundo este que reúne as receitas do Fundo de Intervenção Ambiental, do Fundo da Proteção dos Recursos Hídricos, do Fundo de Carbono e do Fundo para Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

Com esta receita o executivo terá então a possibilidade de financiar até um total de mil veículos. Para receber este incentivo, bastará á pessoa que faz a compra no novo veiculo elétrico apresentar a respetiva fatura de compra à entidade gestora do Fundo Ambiental.

A atual proposta para o próximo Orçamento do Estado de 2017 é omissa no que diz respeito a este possível novo programa de apoio à aquisição de carros elétricos. Desta forma e até haver algo mais concreto pode ainda até ao final deste ano de 2016 beneficiar do incentivo de 2 250 euros, mas só e apenas mediante a entrega de um carro usado e com mais de dez anos.