Importância dos cursos de capacitação para os profissionais em energia eólica

engenheiro energia eolica

Manter-se atualizado e sempre antenado as principais inovações dos Sistemas de Abastecimento de Energia é de suma importância para os profissionais da área, muitos não realizam treinamentos específicos ou não se adaptam as evoluções e expansões que estes segmentos estão alcançando, deixando passar ótimas oportunidades de trabalho.

Alguns estados brasileiros não possuem profissionais qualificados para realizar os procedimentos no ambiente de trabalho, principalmente na vertente da Energia Eólica, a defasagem de profissionais altamente competentes prejudica o setor e atrasa possíveis investimentos de organizações ou mesmo de governos.

Como os investimentos em Energias Renováveis estão a todo vapor no Brasil, nada mais do que necessário capacitar profissionais e torná-los aptos a desenvolverem sistemas eficientes, projetos qualificados e crescerem em seu ambiente de trabalho, o acesso à informação é primordial nesse segmento, cabe às empresas e governos promoverem uma maior capacitação dos profissionais.

Acompanhe os cursos de capacitação para os profissionais do setor de Energia Eólica

Uma parceria entre o SENAI e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ), está promovendo consideravelmente um grande avanço para o segmento de energias renováveis, cursos de capacitação em planejamento e análise de parques eólicos, operação e manutenção de equipamentos, construção e adequação, entre outros, são oferecidos em diversos estados brasileiros, a meta é capacitar os profissionais da área, gerar mão de obra qualificada e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.

Os interessados podem aproveitar a oportunidade da formação e adquirirem recursos específicos e desejados pelas empresas do segmento eólico.

Cursos de Especialização Técnica em Energia Eólica podem ser encontrados no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), no Rio Grande do Norte, as aulas são semipresenciais e a distância, os profissionais adquirem conhecimentos específicos em sistemas elétricos aplicados a parques eólicos, tecnologias aplicadas a aerogeradores e conexão de plantas eólicas a rede elétrica monitoradas por sistemas de automação.

Os candidatos a estes cursos de capacitação devem ter formação técnica ou superior, após concluírem o curso os profissionais terão conhecimentos adequados e poderão suprir a defasagem que o setor eólico apresenta.

Um dos melhores cursos semipresenciais de Especialização em Energias Renováveis pode ser encontrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o programa engloba todas as principais áreas de energias sustentáveis como estudos em energia solar, eólica e matéria orgânica.

A especialização atende as principais demandas para um sistema de desenvolvimento sustentável eficiente, os graduandos deste curso poderão identificar as potencialidades das novas tecnologias, conceber conceitos e métodos de utilização das energias renováveis e avaliar e discutir aspectos legais para implantação de energias renováveis na matriz energética.

Os profissionais formados neste curso estarão aptos a exercer a profissão com excelência e profissionalismo.

Além desses cursos de especialização o profissional deve se manter sempre atualizado e informado em relação aos avanços e expansões do segmento eólico, atentar-se ao conhecimento, qualidade e oportunidades que o setor energético disponibiliza neste momento de crescimento nacional, é promover sua carreira e expandir os seus horizontes, adequando seus objetivos a estas metas profissionais.

COMPARTILHAR