Habitação em Palmela reduz a sua fatura energética em 60% com a ajuda da Atlantic

poupanca-energetica-eficiencia

Com cerca de 300 m2, a habitação passou a usufruir de  uma bomba de calor Alféa Extensa+ de 8 kw para a produção de águas quentes sanitárias e o respectivo aquecimento.

A Omegaline foi a empresa selecionada para execução da obra.

A Atlantic, um dos maiores especialistas internacionais no sector do conforto térmico eco-eficiente e a produção de águas quentes sanitárias, foi a empresa selecionada para proporcionar a solução de climatização e produção de água quente sanitária (AQS) para uma habitação com cerca de 300 m2 na localidade de Montado no concelho de Palmela.

Para fazer face a um clima fortemente influenciado por um lençol friático e a densidade florestal, com amplitudes térmicas que podem chegar a um diferencial de 20ºC entre a noite e o dia, foi selecionada uma bomba de calor Alféa Extensa+  8 kW, a dissipar energia para um depósito multi-energias acompanhada por uma bateria de paineis solares para realizar o aquecimento de águas sanitárias e aquecimento. A Omegaline foi a empresa responsável pela instalação desta solução multi-energias.

“Com uma instalação e utilização facilitada, a bomba de calor Alféa oferece enumeras vantagens, tanto na instalação para o instalador como na utilização diária do consumidor final. O menu de utilização da Alfea é extremamente intuitivo, o que facilita não só a parametrização da bomba de calor, mas também a sua utilização.

Para além disso, esta é uma bomba de calor bastante adaptável às condições climatéricas, o que possibilita monitorizar com detalhe o clima exterior e proporcionar uma climatização adequada no interior e ajustar-se à necessidade térmica do conforto. No que toca à instalação, a simplicidade e facilidade de montagem da bomba de calor Atlantic, torna a  instalação simples e rápida.

Com esta requalificação, substitui-se uma caldeira a gasóleo de 24kw, passando a poupar cerca de 60% de energia com o seu novo sistema de climatização. Do ponto de vista de conforto térmico e de aquecimento, os proprietários da habitação estão totalmente satisfeitos.

Se a isso juntarmos uma poupança de cerca de 60% da factura mensal do consumo energético face à solução de climatização anterior, podemos dizer que estamos perante um verdadeiro caso de sucesso”, comenta Joaquim Pescada, da Omegaline.

O que faz diferente a bomba de calor Alféa Extensa+

É um equipamento diferenciador face a outros equipamentos de aquecimento:

  • Elevadas poupanças energéticas: permutador coaxial patenteado e a bomba de circulação de baixo consumo Classe A
  • COP até 4,5
  • Regulação da temperatura por compensação exterior para 1 ou 2 zonas
  • Instalação simplificada: ergonomia do módulo hidráulico (acesso rápido aos seus componentes)

Outras características:

Disponível em 6 modelos de 5 a 16 kW, monofásica, esta é uma solução ideal para obras novas ou de requalificação. Com disponibilidade de aquecimento, arrefecimento e produção de água quente sanitária.

A ficha técnica do equipamento pode ser consultada em  www.atlantic-conforto.pt