Guia de compra Ar Condicionado – Caraterísticas, funções e preços

dicas-compra-ar-condicionado

O Ar Condicionado é um equipamento destinado a climatizar o ar ambiente num local fechado, mantendo a temperatura e humidade controladas. Antes de comprar um equipamento como este é necessário ter em atenção algumas características essenciais, para não acabar por adquirir um equipamento que não corresponde às suas necessidades.

Ganhar dinheiro é o que se pretende ao escolher um aparelho de ar condicionado, uma vez que existem imensos modelos no mercado e com funções diferentes. Alguns estabelecimentos fazem campanhas de equipamentos do tipo split a preços muito baixos.

Geralmente, são modelos convencionais: ligam-se e desligam-se, consomem mais energia e causam grandes flutuações de temperatura. Alguns não têm etiqueta energética, nem instruções em português, contra a lei.

Deve optar por um modelo Ar Condicionado Inverter, mais eficiente e económico, pois regula a potência de acordo com a temperatura desejada.

Tipos de equipamentos de ar condicionado

Ar condicionado TIPO MONOBLOCO

Os monobloco convencionais são compostos por uma só unidade, geralmente de dimensão inferior. Consomem mais energia do que os split. A maioria apenas arrefece e não é muito silencioso.

Ar condicionado TIPO PORTÁTIL

As unidades portáteis convencionais são semelhantes aos aparelhos monobloco convencionais, mas “portáteis”. Estes modelos ficam ligados ao exterior da casa através de um tubo (semelhante aos das máquinas de secar roupa). A maioria apenas arrefece.

O sistema de arrefecimento é menos eficaz devido à pequena dimensão. A colocação do tubo exige uma abertura na parede ou janela. Em alternativa, tem de deixar uma janela entreaberta, o que prejudica a eficácia. São muito ruidosos.

Ar condicionado TIPO SPLIT E MULTI-SPLIT

Os split são formados por um unidade interior e outra exterior. Convém ter em conta o custo da instalação por profissionais.

Os multi-split são formados por uma unidade para colocar no exterior e entre duas a quatro para o interior. Permite ter ar condicionado em diferentes divisões com apenas uma unidade exterior. Os tubos para a circulação do líquido refrigerante atravessam várias divisões, excepto em construções com pré-instalação.

Os sistemas inverter evitam grandes flutuações e moderam o consumo de energia. São mais eficazes, económicos e conferem maior conforto, apesar de mais caros. Uma das vantagens é trabalharem com elevada eficiência à carga parcial. Quando são forçados a trabalhar à carga máxima, ou seja, no início da operação, a eficiência desce.

tipos de ar-condicionado split monobloco portatil

.

DICAS ANTES DE COMPRAR

O calor não “desaparece”; na verdade o ar condicionado retira-o de um ambiente e passa para outro. O calor está sempre penetrando em um ambiente ou sendo gerado nele por equipamentos eléctricos, lâmpadas e até mesmo pelo próprio metabolismo das pessoas presentes.

A característica principal de um equipamento de Ar Condicionado é a sua potência térmica, ou seja, a capacidade que um determinado equipamento possui para aquecer ou arrefecer um determinado espaço.

BTU é unidade de medida utilizada para informar a capacidade do aparelho de ar condicionado. Tecnicamente é a quantidade de calor necessária para reduzir a temperatura de uma libra de água (0,4536 litros) em um grau Fahrenheit (0,53 graus Celsius). Ou seja, ela determina a potência de refrigeração de cada aparelho.

Veja a tabela abaixo e veja qual é o ideal as condições da sua residência ou divisão:

ÁreaSol de manhã

Sol a tarde ou o dia todo

6 m²7.500 BTU’S7.500 BTU’S
9 m²7.500 BTU’S7.500 BTU’S
12 m²7.500 BTU’S10.000 BTU’S
15 m²10.000 BTU’S10.000 BTU’S
20 m²12.000 BTU’S12.000 BTU’S
25 m²12.000 BTU’S15.000 BTU’S
30 m²15.000 BTU’S18.000 BTU’S
40 m²18.000 BTU’S21.000 BTU’S
50 m²21.000 BTU’S30.000 BTU’S
60 m²21.000 BTU’S30.000 BTU’S
70 m²30.000 BTU’S30.000 BTU’S

É muito importante escolher correctamente a capacidade do ar condicionado. Para isso, é fundamental levar em conta o tamanho do ambiente a ser refrigerado e o quanto o local fica exposto ao sol.

Além de garantir o seu conforto, um equipamento com capacidade abaixo da necessária para o ambiente aumenta muito o consumo de energia e diminui a vida útil do compressor.

Funções essenciais de um equipamento de ar condicionado

Desumidificador

Alguns aparelhos de ar condicionado possuem um desumidificador e oferecem a possibilidade de extrair cerca de vinte litros de água por dia, tornando o ambiente mais saudável e confortável.

Selecção de Temperatura

No comando à distância por infra-vermelhos é possível selecionar a função de refrigeração ou aquecimento.

Controlo automático

Alguns modelos mais recentes são automáticos: refrigeram ou aquecem, em função da temperatura do ar.

Programação

Para economizar electricidade e para um maior conforto, pode-se seleccionar e programar os intervalos de funcionamento. Pode-se programar uma determinada hora para o início de funcionamento do aparelho.

Fluxo de ar direcionável

Esta é uma função bastante desejável, uma vez que permite direccionar o ar em vários sentidos, em função das necessidades: para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita. Normalmente, todos os modelos, no seu normal funcionamento, alternam a direcção do fluxo de ar para cima e para baixo.

Velocidade da ventoinha

As ventoinhas podem ter até três velocidades de rotação e, dependendo dos modelos, esta função pode ser controlada manual ou automaticamente.

Limpeza Automática

A limpeza automática da unidade interior promove a qualidade do ar e a eficiência. Uma escova limpa o pó acumulado no filtro no fim da utilização. Alguns modelos alertam para limpar ou trocar o filtro.

Modo Turbo

Exclusivo dos modelos inverter, o modo turbo permite trabalhar à máxima velocidade em certas fases, o que é uma vantagem no início do aquecimento ou arrefecimento de uma divisão.

Dicas para a utilização eficiente do ar condicionado

Feche as portas e janelas do ambiente quando o ar condicionado estiver ligado.
Regule o controlo de temperatura para 25ºC no caso de equipamentos de ar condicionado com controle digital.No caso de equipamentos sem marcação de temperatura (tipo knob,comum em ar condicionado de janela) girar o knob para uma posição central da escala.
Adquira modelos de ar condicionado de janela que tenham uma Etiqueta de Eficiência Energética com classificação A ou B (economia de até 34% no consumo de energia).
Instale o aparelho de ar condicionado em local de boa circulação de ar,evitando o posicionamento de objectos que obstruam a saída e/ou entrada de ar dos equipamentos.
Obedeça as dimensões mínimas solicitadas pelo fabricante para a instalação de ar condicionado de janela e splits.
Limpe periodicamente os filtros; pois filtros sujos diminuem a eficiência dos equipamentos e prejudicam a qualidade do ar no ambiente.
Desligue o condicionador de ar sempre que você ausentar-se do ambiente por períodos longos (mais de duas horas).
Quando possível, feche as cortinas e/ou persianas no ambiente, evitando assim a entrada de calor excessivo, esse procedimento aumenta a eficácia do seu ar condicionado.
Proteja a parte externa do aparelho de ar condicionado de janela ou a unidade condensadora do split da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação.

Principais Benefícios ao usar o seu AR CONDICIONADO  de forma correta

Eliminação de fungos e bactérias causadoras de alergias e doenças respiratórias.
Aumento do rendimento e da vida útil do equipamento de ar condicionado.