Gigante eólico GE anuncia encerramento de fábrica de torres eólicas no Brasil

fabrica-torres-eolicas-alstom-ge-canoas-brasil-interior

O grupo General Eletric anunciou o encerramento das atividades de sua fábrica de torres eólicas no município de Canoas, RS – Brasil.

A GE alegou que o principal para o encerramento da unidade fabril foi o cancelamento de um contrato que englobava a construção de 500 torres eólicas, a empresa informou o Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita sobre a intenção de dispensa de 80 colaboradores no próximo mês de Abril.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita o fabricante General Electric garantiu que a unidade de fabrico de transformadores que conta com aproximadamente 350 colaboradores não será encerrada.

A fábrica de torres eólicas possui atualmente uma capacidade de produção de 120 torres por ano e foi inaugurada pela grupo Alstom no ano de 2013, e foi assumida pela General Elecric no passado mês de Novembro de 2015 em consequência da aquisição dos negócios de energia da Alstom pela GE.

A GE informou através de nota de imprensa que intensificou, nos últimos anos, o desenvolvimento da cadeia de fornecedores de diferentes setores, fortalecendo a indústria nacional e contribuindo para produtos com maiores índices de nacionalização.

fabrica-torres-eolicas-alstom-ge-canoas-brasil
Fábrica da GE de Torres Eólicas em Canoas – RS, Brasil

PRESS RELEASE DA GE

“A companhia anunciou, no início de novembro de 2015, a aquisição dos negócios de energia da Alstom no mundo inteiro. Ao avançar no plano de integração das duas empresas, a GE identificou sinergia para a produção das torres de metal que sustentam os aerogeradores para produção de energia eólica, que continuarão a ser fabricadas pelo fornecedor da GE no Brasil. Assim, a companhia decidiu descontinuar a operação de torres eólicas em Canoas.”

Na mesma nota de imprensa a General Electric reforçou que irá manter todas as operações da unidade Grid Solutions na localidade de Canoas, que originou a história da fábrica há mais de 60 anos.

COMPARTILHAR