Ganhe dinheiro investindo em energias renováveis com o Parity

parity-investimentos-energias-renovaveis

Chama-se Parity e é uma plataforma desenvolvida em Portugal que segue o modelo de “crowdfunding” na área das energias renováveis. 50 euros é o valor mínimo para qualquer pessoa se tornar um investidor.

O “crowdfunding” é um modelo conhecido em toda a Europa que foi fomentado pela Comissão Europeia. É uma plataforma online que transforma qualquer pessoa num potencial investidor de projetos e negócios que tenham sempre na sua base uma preocupação ambiental, já que o foco são as energias limpas.

Trata-se portanto de pequenos e grandes investidores que recebem a garantia de retorno. Não há taxas variáveis nem exigências.

O Parity foi criado pela empresa Boa Energia. A ideia surgiu em 2012 por parte de um grupo de amigos que pretendia desenvolver uma aplicação sustentável e segura, de forma a aplicar algumas das suas poupanças.

Para além de PME, os promotores poderão ainda ser organizações da economia social ou entidades públicas.

Apoiar PME que queiram investir em energias renováveis é o objetivo do Parity.

Para já, a plataforma inclui projetos empreendedores ligados à energia solar mas no futuro sonha com outros projetos ligados à eficiência energética.

Para se ser investidor basta querer investir pelo menos 50 euros. Este valor mínimo para se registar na plataforma torna o Parity atrativo. O valor do investimento pode ir aumentando e será sempre proporcional ao capital e juros a que o investidor terá direito.

Trata-se de uma forma transparente de investir o dinheiro já que no fundo o que as pessoas interessadas fazem é um empréstimo, sabendo sempre que o dinheiro investido terá uma aplicação ambiental.

São três as instituições que os investidores podem apoiar, neste momento: Bombeiros Voluntários de Valadares, Centro Social de Santo António e Centro Social de Ermesinde.

Projetos e soluções alternativas, limpas e amigas do ambiente é o mote do Parity que foi influenciado pela Abundance Investment (liderada por Karl Harder) em 2011, no Reino Unido.

Karl Harder esteve em Portugal na apresentação do projeto e é um dos consultores externos deste projeto no nosso país. No Reino Unido, a Abundance Investment soma mais de 20 milhões de euros angariados.

O Parity, ao ligar investidores e organizações que apostam na sustentabilidade, está a desenvolver uma economia verde, sustentável e descentralizada.

O lançamento oficial do novo Marketplace teve o apoio da Comissão Europeia, da empresa Douro Azul e do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

Os números dão conta que Portugal é o quinto país com mais interesse, per capita, em modelos “crowdfunding”.

COMPARTILHAR