Formação gratuita sobre Etiquetagem Energética de Sistemas de Aquecimento

etiqueta-energetica-labelpackplus

APISOLAR anuncia programa de formação GRATUITA sobre Etiquetagem Energética de Sistemas de Aquecimento.

É Instalador, Retalhista ou Técnico da área do aquecimento? Já sabe como calcular a nova etiqueta para os sistemas de aquecimento compostos?

É cliente final? Já sabe que vantagens lhe traz esta nova etiqueta e como interpretá-la?

No contexto do projeto Label Pack A+, um projeto financiado pela UE e liderado pela ESTIF e enquadrado no programa Horizon 2020, relativo à promoção da etiquetagem energética de produtos e sistemas de aquecimento ambiente e de água quente, a APISOLAR – Associação Portuguesa da Indústria Solar, com a colaboração da ADENE e da DECO, vai dinamizar uma série de ações de informação e sensibilização, completamente gratuitas, destinadas aos profissionais do setor do aquecimento, em particular instaladores.

A nova etiqueta energética deve estar disponível no ponto de venda do produto ou sistema, desde 26 de Setembro de 2015, cabendo ao profissional que está em contacto com o consumidor garantir que este tem acesso a esta informação.

O projeto LABEL PACK A+ tem o objetivo de ajudar a implementar a etiquetagem, disponibilizando para o efeito a ferramenta de cálculo desenvolvida pelo projeto de utilização totalmente gratuita.

Etiquetagem Energetica de Sistemas de Aquecimento
Etiqueta Energética sistemas de aquecimento ambiente e de produção de águas quentes

Estas ações irão decorrer em todo o país no primeiro semestre de 2016 e têm como objetivo explicar os requisitos da nova regulamentação (que entrou em vigor a 26 de setembro de 2015) sobre a Etiquetagem Energética de Sistemas de Aquecimento, as responsabilidades de cada agente na cadeia de mercado e a metodologia de emissão da etiqueta energética para sistemas mistos.

Este projeto foi desenhado de acordo com os objectivos da UE para 2030 (aprovados em 2014) no âmbito da promoção de uma cada vez maior eficiência energética entre os quais: 40% redução CO2; 27% Energias Renováveis; 27% menos utilização de energia.

A agenda encontra-se disponível no site da APISOLAR e do label pack a+.

Procedimento para a inscrição na formação sobre Etiquetagem Energética de Sistemas de Aquecimento

As inscrições são obrigatórias e deverão ser feitas para o e-mail claudia.mendes@apisolar.pt ou do número 215 898 571.

Aceda à Ferramenta online para o cálculo e emissão da etiqueta energética de sistemas mistos de acordo com a metodologia desenvolvida pela Comissão Europeia.