Expansão e principais empresas do setor eólico no Brasil

energia eolica aerogerador

Desenvolvimento sustentável é um tema de extrema importância no cenário atual em que vivemos, muitas  empresas e governos tendem a mudar seus hábitos a favor da contribuição desta expansão, tornar-se referência neste assunto é de fato atrair maior investimento e aumentar o capital das empresas envolvidas e ingressantes.

Há várias maneiras de contribuir para a geração sustentável e promover este contexto, de fato o setor energético é o que mais contribui para este crescimento, energias renováveis ou inesgotáveis estão tendo destaque não somente em países de primeiro mundo, mas o que vemos no Brasil é uma considerável expansão neste segmento.

Particularmente a Energia Eólica é a fonte que mais se destaca e cresce no Brasil, uma energia limpa e inesgotável, tendo em mente que certas regiões do território nacional possuem mais ventos do que outras e novos empreendimentos eólicos estão em desenvolvimento, podemos aproveitar esta expansão e bem natural para abastecer grandes metrópoles brasileiras e atrair a atenção de empresas do setor energético.

Confira as 5 Empresas do Setor Eólico no Brasil

Com o aumento de investidores no setor eólico, muitas empresas nacionais e internacionais estão adentrando a este cenário, projetos eficientes, demanda crescente e apoio da PROINFA (Programa de Incentivo ás Fontes Alternativas de Energia Elétrica), está gerando vários projetos potenciais no suprimento de fontes renováveis de energia eólica no Brasil.

Grande fornecedora de pás personalizadas para turbinas eólicas a empresa nacional Tecsis atende mais de 50% de sua participação em território nacional, possui parques industriais nos Estados de São Paulo e Bahia.

Considerada principalmente como uma das mais inovadoras empresas de geração de energia limpa, a Tecsis fornece soluções em engenharia e investe em tecnologia de ponta para suprir as novas instalações de usinas eólicas.

complexo-eolico-campos-neutrais
Complexo Eólico Campos Neutrais – O maior parque eólico da América Latina

Outro gigante internacional do segmento eólico o Grupo ACCIONA WindPower, investiu em sua nova fábrica de aerogeradores localizada no Estado da Bahia, com a capacidade de produzir 100 unidades de turbinas por ano e contendo a maior faixa de 3 MW de potência unitária, o desempenho da turbina AW3000 é positivo e alavancou a competitividade no setor eólico no país, com a expansão a meta da empresa é produzir até 2018, 200 unidades de turbinas por ano.

Produtora de componentes e aerogeradores da América do Sul a empresa Wobben WindPower, atende o mercado interno e exporta para o mercado internacional, desenvolve projetos de alta tecnologia, instala os equipamentos e presta serviços de assistência técnica para Usinas Eólicas.

Atuante no mercado brasileiro há 20 anos a Wobben possui 4 unidades de produção onde se destacam as fabricações de pás, torres e geradores, toda a infraestrutura para promover a energia limpa e sustentável.

A líder espanhola conceituada no setor eólico Gamesa investe cada vez mais no Brasil e até 2016 entregará mais 110 turbinas, além da fabricação dos equipamentos a empresa também é responsável pela manutenção das turbinas.

Grande foco de produção da Gamesa são os hubs com capacidade de geração de cerca de 400 megawatts anuais, um grande percentual para a expansão das energias renováveis em todo o país.

Outra empresa brasileira que vem se destacando no mercado de Energia Eólica é a WEG, altamente significativa para o cenário atual de energias renováveis, desenvolve aerogeradores de 2,3 megawatts de potência e oferece equipamentos de ponta com ótimo custo-benefício para o mercado nacional. A WEG está se tornando referência no ponto de vista de eficiência energética e viabilidade econômica.

Em suma, estas grandes empresas do Setor Eólico tendem a acirrar a concorrência desta vertente de energias renováveis e proporcionar um maior avanço no desenvolvimento sustentável, tornando o Brasil um grande fornecedor de energia limpa e inesgotável.