Eole Water cria aerogerador capaz de gerar água potável

eole-water

A empresa Eole Water, com sede na França, desenvolveu uma tecnologia capaz de fornecer água limpa utilizando apenas a forca dos ventos. O conceito, que ainda está em fase de testes, usa a turbina para movimentar um sistema que capta as moléculas de água presentes no ar.

O equipamento está em fase de testes no deserto de Abu Dhabi e funciona da seguinte forma: o ar é absorvido por uma entrada de ar no topo da turbina, em seguida ele é aquecido para gerar vapor.

Este vapor passa por um compressor de refrigeração que cria uma humidade, condensada e colectada.

Esta água absorvida é encaminhada aos tanques de armazenamento, feitos em aço inoxidável, onde é filtrada e purificada.

“Test results show the turbine producing on average, 62 litres of water per hour with an average humidity rate of 45 per cent and an average temperature of 24C”

Os testes no deserto começaram a ser feitos em Outubro de 2011, após anos de trabalhos e pesquisas, em cima da ideia que surgiu em 1997. Desde o início tem sido possível produzir de 500 a 800 litros diários de água, em condições extremas.

No entanto, a empresa fabricante espera que este potencial chegue a mil litros por dia.

httpv://www.youtube.com/watch?v=T7Ab48UjeSs

Para que o sistema funcione adequadamente é necessário contar com ventos de, no mínimo, 24 km/h. Mesmo assim, esta é uma opção que promete ser eficiente na produção de água potável, principalmente, em comunidades remotas ou áreas de desastre.

eole-water-system

A tecnologia foi baseada em três ideais: oferecer acesso à água potável, operar em plena autonomia e preservar o meio ambiente. A Eole Water conseguiu alcançar todos estes objectivos no conceito.

Trata-se de um processo relativamente simples e que realmente funciona para regiões que contam com a escassez de água, como nos desertos.

Ainda há uma variedade grande de designs a serem estudados. Até o momento, a Eole Water já conseguiu 12 parceiros industriais para construir os aerogeradores.