Engenharia das Energias Renováveis

curso-energia-eolica

Engenharia das Energias Renováveis

Entidade FormadoraUNIVERSIDADE DE ÉVORA

Denominação CursoLICENCIATURA EM ENGENHARIA DAS ENERGIAS RENOVAVEIS

Contactos

Descrição

A Licenciatura em Engenharia das Energias Renováveis da Universidade de Évora é um curso de 1º ciclo (3 anos) no domínio das Energias Renováveis permitindo ao licenciado desenvolver actividade profissional nas áreas da consultadoria, da produção, da instalação, da manutenção e da certificação de sistemas e equipamentos para o aproveitamento das Energias Renováveis.

Com vista à rápida integração dos formandos no mercado de trabalho e pretendendo-se uma interacção, cada vez maior, entre a Universidade e o tecido empresarial o curso tem uma forte componente leccionada no contexto empresarial.

No Ensino Universitário português, este tipo de formação ao nível do 1º ciclo é inovador, tendo sido já estabelecidos protocolos com diversas empresas.

Pretende-se dar uma formação básica de Engenharia que permita ao formando actuar no domínio das Energias Renováveis, com valências associadas quer às questões térmicas quer às questões eléctricas, com saídas profissionais alargadas que vão desde a consultadoria de Engenharia e elaboração de projectos à produção, instalação e manutenção de sistemas e equipamentos de Energias Renováveis.

Saídas Profissionais

Os licenciados em Engenharia das Energias Renováveis adquirirão competências de engenharia aplicada no domínio das Energias Renováveis que permitem desenvolver actividade profissional nas seguintes áreas: Na Consultadoria no domínio das Energias Renováveis (projecto, análise de viabilidade técnico-económica de projectos, avaliação das melhores práticas técnicas).

Na Produção de equipamentos para aproveitamento de Energias Renováveis (colectores solares térmicos, módulos fotovoltaicos, micro aerogeradores, sistemas de queima de Biomassa florestal, e outros) Na Instalação de sistemas de aproveitamento de Energias Renováveis. Na Manutenção e assistência técnica a equipamentos e sistemas de aproveitamento de Energias Renováveis.

Na Certificação de equipamento e sistemas de aproveitamento de Energias Renováveis. Na Comercialização de equipamentos e sistemas para aproveitamento de Energias Renováveis.

Estágio/Trabalho Final

Estágio. Formação em contexto profissional no 5º semestre.