O que é a Energia Solar Passiva

energia-solar-passiva

A energia solar pode ser utilizada de forma ativa ou passiva. A energia solar ativa implica transformação de energia. Já na energia solar passiva obtém-se energia sem qualquer equipamento específico.

Energia solar passiva

Na energia solar passiva capta-se, armazena-se e usa-se diretamente a energia solar passiva sem qualquer equipamento específico.

Apesar de não se recorrer a equipamentos específicos, os elementos de construção de edifícios tais como paredes, janelas, persianas, entradas de ar, pisos e coberturas podem ser alterados de forma a viabilizarem uma melhor captação de energia solar, armazenamento e utilização nos meses de inverno ou a impedirem a captação dessa energia e consequente armazenamento nos meses mais quentes.

Por exemplo, as janelas podem desenhar-se mais largas de forma a serem capazes de aumentar a iluminação interior.

A energia solar passiva permite um aquecimento ou arrefecimento dos edifícios sem recurso a sistemas mecânicos ou elétricos.

No verão promover a ventilação natural ou aumentar a dissipação de calor e no inverno otimizar-se a própria construção dos edifícios de forma a proporcionar um maior aquecimento a partir da luz solar direta (radiação solar) e sem se recorrer a energias convencionais só tem vantagens quer para o ambiente quer para os humanos que assim não se vêem obrigados a suportar faturas de eletricidade tão pesadas.

A energia solar passiva pode ter um custo zero ou ficar-se por um custo muito baixo já que a própria manutenção não é nada exigente. Sabe-se, contudo, que alguns edifícios podem exigir trabalhos de readaptação dos seus elementos de construção.

Edifícios construídos de raiz que se centram numa energia solar passiva podem não exigir mais investimento no futuro (seguindo orientações como por exemplo, construir as janelas num piso superior, recorrer-se a materiais que reflitam a luz…) e mesmo na fase inicial de construção nem sempre implicam um investimento maior.

Exemplo habitação com energia solar ativa e passiva
Exemplo habitação com energia solar ativa e passiva

O ambiente é amplamente poupado já que não há a libertação de quaisquer gases de efeito de estufa, não agravando o aquecimento global do planeta que hoje em dia tanto nos afeta.

A iluminação natural, o aquecimento e arrefecimento passivos são, portanto, os principais conceitos a reter da energia solar passiva que, apesar de tudo, pode aliar-se à energia solar ativa, por exemplo, à energia solar fotovoltaica e juntas traduzirem-se em ganhos mais significativos.

Em edifícios maiores, com avultadas despesas de eletricidade devido a iluminação, ar condicionado, etc… pensar-se em painéis fotovoltaicos pode ser bastante útil e a longo prazo traduz-se garantidamente num investimento rentável.

COMPARTILHAR