Energia solar com capacidade mundial instalada de 100 Gigawatts

paineis-solares-fotovoltaicos

Novas informações fornecidas pela German Solar Industry Association (BSW Solar) confirmam que o mundo está prestes a atingir a marca de 100 GW de capacidade instalada para produção de energia por meio da fonte renovável solar.

De acordo com a BSW Solar, o uso das placas fotovoltaicas já propicia uma redução na emissão de CO2 na atmosfera na ordem de 70 milhões de toneladas, anualmente.

Para a BSW Solar os números são resultado do “rápido crescimento do mercado nos últimos anos”, sendo que até 2020, a probabilidade é de que este segmento cresça entre cinco e sete vezes mais do que o patamar atual.

Na Alemanha, por exemplo, a produção fotovoltaica já corresponde a 5% da matriz elétrica, podendo atingir os 20% em 2030, caso siga o ritmo atual.

Ainda segundo a associação alemã BSW Solar, o uso da tecnologia solar deve se tornar cada vez mais atrativo economicamente, uma vez que o preço da energia advinda do sol já caiu pela metade nos últimos três anos.

A ideia é que o setor cresça, tanto nas áreas metropolitanas, quanto nas regiões mais remotas, especialmente em países como os Estados Unidos, a China, o Japão e a Índia.

A BSW Solar acredita que as empresa alemãs, mesmo diante de uma forte concorrência mundial, continuarão lucrando com a energia solar.

“A Alemanha tem a experiência e as ideias que são indispensáveis para enfrentar o jogo duro internacional”, comentou o chefe executivo da associação, Carsten Körnig.

Para se ter uma ideia, a Federal Environment Agency estima que o mercado de energia limpa possa crescer 747 bilhões de euros até 2025.