Enercon atrasa alguns investimentos em Portugal

enercon-e101

A Enercon é a maior empresa no ramo da Energia Eólica a actuar em Portugal, possuindo o monopólio no que se refere à quantidade de Parques eólicos e consequentemente o maior número de aerogeradores em Terras Portuguesas.

A Enercon anunciou que  irá instalar durante esta semana o seu milésimo aerogerador em Portugal.

O alcance desta meta pela Enercon foi anunciado por Francisco Laranjeira, responsável pelos negócios da companhia alemã em Portugal. Apesar do feito, a Enercon tirou o pé do acelerador para os negócios locais, com o adiamento da inauguração de uma nova unidade no país.

Laranjeira lembra que parte dessas torres foi produzida integralmente nas fábricas do cluster eólico que a Enercon possui em Portugal, em Viana do Castelo.

O cluster eólico em Viana do Castelo emprega actualmente aproximadamente 1,2 mil trabalhadores e conta com unidades de fabricação de pás de rotor, geradores e torres, além de uma divisão mecatrónica e um centro administrativo e de formação.

A Enercon, porém, havia anunciado a intenção de construir ainda uma segunda fábrica de pás de rotor no local, tendo chegado a lançar a pedra fundamental do empreendimento há dois anos atrás. Ainda assim, a obra não arrancou e não há data prevista para o projecto sair do papel.

“Aguardamos o timing adequado. Esta crise afecta toda a indústria”, explicou Laranjeira, referindo-se aos problemas económicos na Europa.

Fabrica Enercon Viana Castelo

Na época em que foi lançada a pedra fundamental, a Enercon previa a operação da unidade para o final de 2009, com a criação de 500 postos de trabalho e investimentos de 55 milhões de euros.

Apesar do negócio adiado, o executivo da Enercon destaca que as fábricas já instaladas em Portugal estão “a trabalhar com produção máxima, não só para os parques nacionais, mas também para exportação”.

Laranjeira afirma que o cluster produz equipamentos enviados também para Irlanda, França, Itália e Alemanha.

Video do Maior Aerogerador do Enercon E126

Veja mais informações sobre o aerogerador Enercon modelo E-126.