Eneólica reforça aposta na energia das ondas

energias-das-ondas-e-mares

A Eneólica, empresa dedicada à promoção de projectos de energias renováveis do Grupo Lena, reforçou a sua aposta em projectos de produção de electricidade por conversão de energia das ondas através do estabelecimento de uma parceria com a Orecon, empresa britânica detentora de uma tecnologia de produção de electricidade por conversão de energia das ondas.

«Foi estabelecido um memorando de entendimento com a empresa britânica Orecon, com vista ao desenvolvimento em Portugal de um projecto de demonstração à escala comercial de produção de energia a partir das ondas», de acordo com informação disponibilizada pela companhia portuguesa.

O projecto está direccionado para o aproveitamento de energia de ondas offshore, prevendo-se que a primeira fase do seu desenvolvimento ocorra até 2011, com a instalação de um conversor de energia das ondas (um sistema MRC) com uma potência de 1,5 MW.

No caso da demonstração bem sucedida da tecnologia, «o projecto prolongar-se-á, com o aumento do número de unidades instaladas», acrescenta. Dos objectivos do projecto consta também a construção, em Portugal, do sistema de conversão de ondas Orecon com recurso ao tecido industrial nacional.

Este projecto vem complementar o sistema Wave-Roller, ao qual a Eneólica está ligada, o qual se encontra em fase de testes ao largo de Peniche.