Endesa duplica número clientes no mercado português em apenas um mês

A espanhola Endesa praticamente duplicou o número de clientes que tinha no mercado liberalizado de electricidade em Portugal, reforçando a sua quota de pouco mais de 1% do total de clientes em Agosto para mais de 2% em Setembro.

Os dados foram hoje divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que nota “um forte crescimento da carteira da Endesa”, que, em Setembro, quase duplica o número de clientes e acrescenta cerca de 24% ao valor dos consumos abastecidos face a Agosto.

Este crescimento da eléctrica espanhola em Portugal foi o principal responsável pela perda de quota da EDP Comercial. A empresa do grupo EDP dedicada ao mercado liberalizado tinha em Julho mais de 98% do número de clientes do mercado livre, descendo em Agosto ligeiramente abaixo dos 98% e ficando em Setembro com 96,8% dos clientes.

No volume de energia consumida, todavia, a EDP Comercial manteve a sua quota ao nível dos meses anteriores, ficando com 63,6% dos fornecimentos em Setembro.

A Iberdrola assegurou 16% dos fornecimentos, seguida da Endesa, com 14,7%. A Unión Fenosa registou em Setembro 5,6% de quota na entrega de electricidade em mercado liberalizado em Portugal, ao mesmo nível de Agosto.

De acordo com os dados da ERSE, a Galp Power passou também a fornecer electricidade, embora com uma expressão reduzida.

“Estas situações traduzem um grau de concentração do mercado liberalizado em consumo significativamente inferior ao que se verificava em final de 2008 e igualmente inferior ao do final do mês anterior”, assinala a ERSE.

Em Setembro o consumo anualizado de electricidade teve um crescimento de 8,3% face ao mês anterior. De acordo com o regulador, nesse mês já 34,7% do consumo total de electricidade em Portugal estava no mercado liberalizado, o que representa a maior quota de sempre do mercado livre.

.

Para contatar a endesa portugal use os contatos de telefone ou morada em baixo descritos.

CONTATOS ENDESA PORTUGAL:

Endesa Generácion Portugal, S.A.
Quinta da Fonte, Edifício Dom Manuel I, Piso 0, Ala B
2770-203 Paço de Arcos

Tel: (+351) 21 110 27 00
Fax: (+351) 21 110 27 27