EDP inaugura parque eólico com a turbina eólica mais potente fabricada pela Alstom

alstom-energia-eolica

A Alstom Power e a EDP Renováveis (EDPR) inauguraram o primeiro parque eólico do mundo a utilizar a turbina ecotècnia 100, desenhada e instalada pela Alstom Power para a empresa do Grupo EDP.

A unidade está instalada num parque eólico, em Vieux Moulin, em França, que estará operacional em meados de Outubro de 2009.

Cada unidade tem 140 metros de altura, o equivalente a um edifício de 50 andares, com um rotor de 100 metros de diâmetro e um comprimento de lâmina de 48,8 metros.

O desenho permite retirar o máximo benefício do vento, inclusive de vento moderado, e pode suportar ventos de até 8,5 metros/segundo.

A electricidade gerada pelo parque eólico Vieux Moulin irá responder às necessidades de 12 mil lares e evitar a produção de 42 mil toneladas anuais de CO2.

«O investimento da Alstom em I&D permitiu-nos desenvolver uma tecnologia de energia eólica que dá aos nossos clientes a melhor disponibilidade de equipamento a longo prazo.

Aerogerador alstom

Permite-nos também atender às necessidades actuais do mercado europeu e, no futuro, os do mercado mundial», afirma Philippe Cochet, vice-presidente da Alstom Wind.

A Alstom vai continuar a sua pesquisa nesta nova geração de turbinas eólicas, que inclui o desenvolvimento do modelo ecotècnia 110, que deverá entrar no mercado em 2010.