Dicas ecológicas para proteger o ambiente

dicas-ecologicas

Nos dias que correm é impossível ignorar o impacto que as nossas ações têm no meio ambiente.

Os pequenos gestos e hábitos diários influenciam muito a forma como utilizamos os recursos naturais ao nosso dispor.

Mas há pequenos passos que todos nós podemos dar para ajudar o nosso meio ambiente, e ajudar as próximas gerações a encontrar um mundo melhor e mais ecológico!

Cada indivíduo tem a responsabilidade moral e de bom senso de cuidar da mais importante herança que nos foi entregue.

Simples e pequenos são mais importantes do que você pensa e podem fazer num futuro não muito distante a grande diferença.

Recomendamos algumas dicas ecológicas

Desligue totalmente da tomada os aparelhos electrónicos que não está a utilizar, em vez de os deixar em stand-by. Ao deixá-los em stand-by a energia continua a ser consumida (e desperdiçada). O ambiente (e a sua carteira) agradecem!

Encha sempre as máquinas de lavar loiça e roupa antes de as por a funcionar. Desta forma vai utilizar os mesmos recursos de água e energia, para lavar uma quantidade muito maior. Além disso, opte por temperaturas de lavagem mais baixas – aquecer a água consome muita energia!

Nunca desperdice água. Prefira um duche rápido e desligue a água sempre que se esteja a ensaboar.Pode ainda colocar um balde no seu chuveiro e aproveitar para recolher a água que corre enquanto espera que aqueça e utilizá-la para lavagens ou rega. Desperdício Zero!

Evite utilizar o Ar Condicionado. No verão, as ventoinhas de tecto são uma opção muito mais eficiente, chegando a poupar mais de 90% de energia. Evite também ter as janelas abertas quando tem o Ar Condicionado ligado – espaços fechados levam muito menos tempo a climatizar, utilizando muito menos energia!

Substitua as lâmpadas por lâmpadas de baixo consumo, que gastam em média menos 60% de energia que as normais. Faça o mesmo com os electrodomésticos – escolha sempre os que tem um selo de certificação de baixo consumo. O investimento inicial pode ser maior, mas será rapidamente amortizado, pois estes produtos também tendem a ter uma duração muito maior.

Abra o frigorífico apenas quando for mesmo necessário. Sempre que abre a porta do frigorífico há uma grande quantidade de energia que se perde, e o consumo aumenta sempre que há necessidade de refrigerar novamente. Pare um segundo para pensar antes de abrir a porta e tire de uma só vez tudo o que necessita!

Ande mais a pé! Não faz sentido utilizar o carro para percorrer pequenas distâncias – prefira ir a pé, é bom para o ambiente e para a sua saúde! Transforme as suas tarefas diárias em oportunidades para dar um passeio!

Separe e recicle! Pode parecer óbvio mas muita gente ainda não separa o lixo em casa. Pense: ao misturar embalagens, vidros e resíduos sólidos, está a limitar as possibilidades de um dia se poderem vir a recuperar esses materiais, pois ficam contaminados. E é tão fácil separar!

Evite utilizar copos, pratos ou talheres de plástico – prefira o vidro, ou, pelo menos, plástico reutilizável. Da mesma forma, porque não utilizar guardanapos de pano (que pode lavar e voltar a utilizar?). Além de diminuir a quantidade de lixo que produz, também vai sentir uma grande poupança.

Aproveite o Sol e a Natureza! O Sol é a nossa maior fonte de energia, e está sempre à sua disposição! Instale sistemas de aproveitamento de energia solar para aquecer a água e produzir energia.