Descubra quais os paineis solares fotovoltaicos mais eficientes

energia-solar-fotovoltaica

Um dos principais fatores que as pessoas têm em consideração quando começam a pensar em optar pelo uso da energia solar é saber qual o painel solar mais eficiente. No entanto este não será o fator ou pergunta mais correta a fazer, pois a resposta a esta questão não é a mais relevante para o consumidor final.

Descubra quais os painéis solares fotovoltaicos mais eficientes do mercado de forma a escolher o melhor sistema solar.

Em primeiro lugar. A questão importante não é qual será o painel solar mais eficiente, mais sim qual o painel solar que tem um valor monetário melhor. Se você tem espaço para 10 painéis solares no telhado e tem a opção de escolher entre os painéis “ABEfficient” ou os “CDCheap” sendo que os “ABEfficient” são um pouco mais eficientes mas custam o dobro dos painéis “CDCheap”, você irá conseguir fazer uma boa poupança caso opte pelos “CDCheap”.

É tudo uma questão de fazer as contas e ver qual a melhor opção para a sua situação.

De qualquer modo, se você está realmente interessado em saber quais são os painéis solares (ou células solares) mais eficientes que existem no mercado, vou fazer uma lista das características de vários painéis tentando ser o mais claro possível.

Mas antes disso vamos saber quais são os fabricantes de algumas células solares (o componente chave dos painéis solares) mais eficientes tendo em conta os seus registos de eficiência:

Soitec & Fraunhofer Institute46% de eficiência

Notavelmente estas células solares são lideres mundiais. Estas células solares de categoria de junção quadrupla são complicadas e não são usadas no mercado residencial pois são extremamente caras. Elas são usadas por exemplo pela agência espacial NASA.

Sharp – 44.4% de eficiência

A Sharp era tinha anteriormente o record de eficiência. No entanto ainda têm o record de eficiência em células de junção tripla.

Sharp – 37.9% de eficiência

Estas células solares pertencem à categoria de de junção tripla sem concentrador. Se isto é tudo novo para si, pode levar algum tempo para perceber as diferenças entre as várias categorias.

A diferença entre as duas categorias é que as estas células solares não usam nenhum sistema de concentração de luz solar enquanto que as de 44.4% usam um sistema que concentra a luz solar o que leva também a serem mais caras.

(IES) Spanish solar research institute (IES) and university (UPM)  – 32.6% de eficiência

Estas células são do tipo de junção dupla. Mas mais uma vez estas células continuam a ser muito diferentes das que são usadas no mercado comercial e residencial.

Existem cerca de mais uma dúzia de categorias extra que eu podia continuar a descrever. Algumas categorias têm alta eficiência mas também são extremamente caras enquanto outras estão no outro extremo com pouca eficiência mas mais baratas, e claro também existem as que são caras e aparentemente com pouca eficiência.

A chave disto tudo é chegar á melhor relação custo-eficiência.

paineis-solares-fotovoltaicos-eficiencia

Atualmente há menos desenvolvimento científico nos painéis solares do que nas células solares isto porque é a célula solar que é o núcleo de todo o processo e é nela que os cientistas gastam a maioria do seu tempo de investigação. Ninguém pensa em construir um painel solar que não se venda por ser feito de células solares que não são comercializáveis.

Ainda assim existem muitos tipos de painéis solares (mais especificamente conhecidos por módulos solares) no mercado de vários fabricantes. Vamos então saber quais são os líderes do mercado começando pelos módulos solares:

Soitec & Fraunhofer36.7% de eficiência

Esta é a eficiência dos módulos solares da Soitec & Fraunhofer que detém assim o record de eficiência em módulos fotovoltaico. Contudo estes módulos ainda não são comercializados em zonas residenciais. Este record pertencia anteriormente á Amonix.

SunPower21.5% de eficiência

Os módulos solares da SunPower têm o record comercial. Os seus módulos SPR-327NE-WHT-D são lideres nos testes de campo. A SunPower é uma empresa sediada nos Estados unidos.

Q-Cells17.4% de eficiência

Os módulos solares Q-Cells Thin-film são os lideres desta categoria de módulos de película fina. Estes sim são módulos que são muito usados em aplicações residenciais. A Q-Cells era uma empresa alemã que depois de entrar em falência foi adquirida pela coreana Hanwha.

Como exemplo final só para mostrar a variedade de módulos solares, temos com 15.5% de eficiência os módulos da MiaSolé sendo que estes módulos têm a particularidade de serem flexíveis.

Resumindo para escolher o sistema solar fotovoltaico mais eficiente tem de analisar várias variáveis.

Tente não se focar apenas em quais são os painéis solares mais eficientes pois já reparou que a eficiência dos módulos solares não vão ser a métrica que terá em conta para a escolha do módulo solar. O melhor mesmo e consultar um instalador de painéis solares na sua zona e ver o que eles têm para oferecer.

Pergunte-lhe quais são os painéis solares que mais utilizam e quais as suas características e a partir daí faça a sua decisão. Não queira usar painéis solares que são fabricados quase em exclusividade para a NASA.

Apresentamos um um gráfico da NREL que apesar de não estar muito atualizado dá para ter uma ideia da quantidade de tecnologias solares existentes atualmente no mercado.

lista-eficiencias-paineis-solares-fotovoltaicos