Descrição das fontes de energias renováveis

energias-renovaveis

As energias renováveis são aquelas que estão em constante renovação, não se esgotando, e que podem ser continuamente utilizadas.

São exemplos de energias renováveis: energia solar; energia das marés; energias das ondas; energia hídricaenergia eólica; biomassa; energia geotérmica e biogás.

ENERGIA SOLAR

A energia libertada pelo Sol pode ser captada de diversas maneiras, desde o aquecimento directo nos colectores solares (a água é aquecida pelo Sol), aos fornos solares, até à energia eléctrica produzida em painéis fotovoltaicos (Figura 1).

Não provoca poluição ambiental.

Paineis SolaresFigura 1 – Painéis fotovoltaicos.

ENERGIA DAS MARÉS

A diferença de altura do nível das águas já foi utilizada, por exemplo, para produzir movimento, como no caso dos moinhos de marés (Figura 2).

Apenas pode ser usada num reduzido número de locais.

Energia das Ondas e MaresFigura 2 – Moinhos de marés.

ENERGIA DAS ONDAS

É possível aproveitar a ondulação dos oceanos/mares para a produção de electricidade. Existem poucos locais onde é possível aplicar tecnologia capaz de rentabilizar este tipo de energia, podendo ser mais ou menos perto da costa, dependendo da tecnologia usada.

É uma fonte de energia não poluente.

ENERGIA HÍDRICA

As centrais hidroeléctricas são a aplicação mais usada na transformação da energia contida na água aprisionada numa albufeira, em energia eléctrica (Figura 3).

A passagem da água de um local a uma determinada altura para um outro a uma altura inferior provoca a movimentação das pás dos geradores que transformam esse movimentos em energia eléctrica.

Não provoca poluição, mas existem os problemas de construção que poderão implicar mudanças de paisagem e a nível de faunas.

Central HidroElectricaFigura 3 – Central hidroeléctrica.

ENERGIA EÓLICA

O vento desde há muito tempo que é utilizado em proveito do homem, quer no uso em moinhos de vento (aproveitamento para criação de movimento aproveitado para um determinado tipo de trabalho) quer na navegação de barcos.

Actualmente, o vento é transformado em energia eléctrica, em aerogeradores (Figura 4).

Não provoca poluição ambiental, mas provoca poluição sonora e causa grandes mudanças nas paisagens.

AerogeradoresFigura 4 – Aerogeradores.

ENERGIA DA BIOMASSA

A biomassa (madeira e restos orgânicos) pode ser utilizada directamente por queima (a lenha serve para aquecimento), ou na sua transformação em combustível, por fermentação (por exemplo o girassol pode ser transformado e posteriormente usado como combustível líquido).

É uma fonte de energia inesgotável mas poluente.

Energia da BiomassaFigura 5 – Pellets – Biomassa.

ENERGIA GEOTÉRMICA

O interior da Terra é muito mais quente que a superfície. Esta diferença de temperaturas pode ser aproveitada para a transformação em outros tipos de energia.

Apesar de inesgotável, existem poucos locais onde esta fonte de energia pode ser usada.

ENERGIA DO BIOGÁS

O biogás é o resultado da decomposição de material orgânico (animal e vegetal). Da decomposição libertam-se gases que podem ser queimados.

É inesgotável mas poluente.