Cooperativas de renováveis europeias Coopernico e Rescoop encontram-se em Lisboa

fontes-de-energia

Debater projectos de energias renováveis, conhecer casos europeus de sucesso e tentar encontrar forma de replicá-los noutros países é a sugestão da Coopérnico – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável e Cidadania para o próximo dia 13 de Dezembro no auditório da Junta de Freguesia de Alvalade, em Lisboa, às 14h00.

A primeira cooperativa de energias renováveis portuguesa está a organizar, em conjunto com a REScoop – Federação Europeia de Cooperativas de Renováveis, um workshop que visa promover o envolvimento dos cidadãos à volta das energias renováveis no modelo de funcionamento cooperativo.

A ter lugar no auditório da Junta de Freguesia de Alvalade, o encontro vai contar com a presença dos presidentes de quatro das maiores cooperativas de renováveis da Europa – Ecopower (Bélgica), Windvogel (Alemanha), Som Energía (Espanha) e Enercoop (França). O belga Dirk Vansintjan, da Ecopower, falará também como presidente da própria REScoop.

A experiência portuguesa vai ser partilhada por Nuno Brito Jorge, presidente da Coopérnico. Para além de fórum de discussão, o evento vai também assinalar o primeiro aniversário da cooperativa portuguesa, cuja assembleia geral decorre antes do encontro europeu.

Até agora, a Coopérnico conta já com 131 membros e investiu 283 500 euros em projectos de energias renováveis, que transformaram 111 851.11 kWh de energia eléctrica.

Tendo como missão incentivar o envolvimento dos cidadãos na criação de um novo paradigma social, económico e ambiental, a Coopérnico promove o investimento colectivo em projectos de energia renovável, repartindo os benefícios entre os investidores, a sociedade e o planeta.

Detalhes do evento

O evento decorrerá durante o dia de sábado, 13 de dezembro de 2014 sendo que da parte da manhã decorrerá a Assembleia Geral da Coopérnico, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto Um: Apreciação e votação do Orçamento e Plano de Atividades para o exercício de 2015;
Ponto Dois: Apreciação de Proposta de Regulamento de Criação e Funcionamento de Núcleos Regionais;
Ponto Três: Designação de Cooperantes para os órgãos Direção e Conselho Fiscal em caso de vacatura do cargo;
Ponto Quatro: Outros assuntos de interesse para a Cooperativa e seus membros.

Depois de almoço, acrescentando relevância a este nosso encontro, realizar-se-á um workshop da RESCOOP, a Federação Europeia das Cooperativas de Energias Renováveis, parceiros europeus da Coopérnico para a disseminação e promoção de práticas ambientais, de sustentabilidade e do cooperativismo em torno das energias renováveis.

A Conferência da RESCOOP conta com a presença de algumas das maiores cooperativas de energias renováveis da Europa (Som Energia, ENERCOOP e ECOPOWER) e debaterá temas como o Cooperativismo nas renováveis e os desafios de crescimento deste movimento.