Controlador carga para geradores de energia eólica e solar
função do controlador de carga para os painéis solares é monitorizar a tensão da bateria, e logo que alcança a carga completa, o controlador desliga a entrada de tensão proveniente das fontes de carga.
- Domingo, Março 1, 2009, 19:40
A função do controlador de carga para os painéis solares é monitorizar a tensão da bateria, e logo que alcança a carga completa, o controlador desliga a entrada de tensão proveniente das fontes de carga. Isto não prejudica os painéis solares, mas desperdiça a potência eléctrica que estão gerando. A energia acaba por aquecer os transístor no controlador. Este tipo de controlador não é ideal para um gerador eólico, o shunt das entradas gera uma corrente enorme que pode inclusive danificar o controlador. Desligar simplesmente a ligação, se o gerador eólica está a produzir uma grande quantidade de energia pode destruir o circuito.
A solução ideal é carregar as baterias até ao seu máximo, e logo que atingido, comutar essa energia para outros sectores, se este desvio for útil, melhor ainda, neste caso concreto o desvio é feito para lâmpadas que uma vez as baterias com carga ficam ligadas directamente à produção da turbina.

*Tópico no fórum Nova Energia onde este circuito está a ser debatido. Ler Mais
O diagrama esquemático acima mostra o circuito simples do controlador da carga. A tensão de entrada da bateria é dividida ao meio por um par de resistências de 3.3K(utilize uma resistência de 3,3K em paralelo se o LM339 tiver um diferencial de 1,5V), assim que os pontos de desligar são ajustados aos níveis desejados. Os pontos reais de desligar dependem das baterias em particulares, o ideal é começar em 14.5 volts para carga completa, e 11.8 volts para descarregada. Neste caso, as resistências ajustáveis devem ser ajustados para ler 7.25 volts em TP-A e 5.9 volts em TP-B. Necessitará provavelmente de verificar a tensão da bateria com carga e sem carga para determinar os pontos exactos de tensão a ajustar. As saídas do controlador são trancadas, e dirigem um par dos FETs de potência IFR510, que servem como excitadores do relé. Se usar um relé com comutação, a segunda saída pode ser usada para comutar um ventilador pequeno C.C. de 12 volts que desloque o hidrogénio das bateria para impedir o perigo da explosão ao carregar as baterias. Os dois botões de pressão permitem comutar manualmente a saída quando a tensão da bateria estava “na zona nula” entre os pontos. Momentaneamente pressionando uma das teclas, o estado da saída inverterá e pára. Uma resistência de 1K impede um curto inoperante, se alguém decidir pressionar ambas as teclas simultaneamente.

A energia de entrada provém de diversas fontes, painéis solares e de geradores eólicos que produzem diferentes tensões, não podem ser ligados juntos… cada um tem de ter um díodo em série com a ligação positiva. Quando a bateria está carregando, cada fonte é puxada para a tensão terminal da bateria, assim cada fonte contribui para a carga. Cada díodo permite a passagem da corrente que cada uma das fontes está a gerar. A ligação negativa de cada fonte é ligada à terra.

Com o circuito em funcionamento, sempre que as baterias recebem carga o led vermelho acende, se a carga máxima for atingida, acende o led verde e o relé dispara desviando a corrente vinda dos geradores, nesta caso para as lâmpadas.
FONTE: ELECTRONICA-PT.COM
OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES

11 Comments on “Controlador carga para geradores de energia eólica e solar”
Escreva um Comentario
Gravatars sao pequenas imagens que descrevem a sua personalidade. Pode obter o seu gravatar gratuitamente!












estou começando a montar a placa do circuito, é bem complicado, se alguém quiser ajudar eu mando por e-mail até onde fiz, está no formato do EAGLE, mas já dá uma idéia de como vai ficar. JULIOSENA45@GMAIL.COM
[RESPONDER]
ola amigos do portal energia, tambem estou necessitando do desenho da placa de circuito impresso, agradeço e como pagamento voz digo que a utilização (apos o gerador) de ponte retificadora no lugar de diodos simples é uma garantia de que mesmo queimando um dos diodos internos o circuito funcionará perfeitamente.
[RESPONDER]
Boa tarde! 23-11-2011
Fiz o curso de Energia Eolica em 2009 pela USP/SP Já montei varios aerogeradores. Interesso-me por esse controlador de carga Eólico-Solar. Tentei montá-lo só pelo diagrama e a posiçao dos componentes, mas se puderem me disponibilizar o desenho da placa de CI, ficaria muito grato! É só o que falta!
[RESPONDER]
Prezados Srs. boa tarde ! , tenho interesse em montar este controlador de carga Eólico/solar, se puderem me enviar o diagrama e o esquema de montagem.
Grato.
Ailton Mattos.
[RESPONDER]
Também gostaria de receber o desenho da placa de CI. Obrigado.
[RESPONDER]
Também gostaria de receber o desenho da placa de CI,para facilitar a montagem.Agradeço se poder me ajudar,obrigado.
[RESPONDER]
Também gostaria de receber o desenho da placa de CI.
Se atendido, Obrigado.
[RESPONDER]
olá amigo estou querendo montar este controlador, estava precisando do desenho da placa se puder me ajudar ficarei grato. Obrigado
[RESPONDER]
eu qeria reseber as montar uma Eólica-Solar, mais me falta os materiais se desse se vcs podencem mandacem os materiais se desse
[RESPONDER]
Esse esquema possibilita segurar quantos Watts de entrada?
Todos os controladores de carga que achei só seguravam 130W, mas para sustentar e abastecer a bateria é necessário pelo menos 1kW/h.
[RESPONDER]
Boa tarde! 09-06-2009.
Pretendo montar este controlador de carga Eólico-Solar. Se dispusessem da relação de materiais, gostaria de recebê-la.
Desde já, agradeço.
Roque Senna
[RESPONDER]