Carro autónomo Lexus da Google envolvido em grave acidente

acidente-carro-google-lexus

Um dos carros autónomos da Google Self Driving Project sofreu um grave acidente ficando avariado após a colisão, o acidente aconteceu na cidade americana Mountain View no estado norte-americano da Califórnia.

A colisão lateral que o carro autónomo Lexus da Google sofreu na Califórnia deu-se quando outro veículo avançou um sinal vermelho embatendo no lado direito do veículo da Google. A porta ficou totalmente amassada.

O sistema do Lexus modificado da Google, que estaria com o sistema de condução autónomo ativado no momento do acidente, acionou os freios perante a infração do outro veículo.

O mesmo fez o piloto do carro que fica ao volante em caso de situações de risco mas também este não foi capaz de evitar o acidente. Os airbags dispararam tal não foi o impacto.

Não houve feridos apesar da violência do acidente provocado pela carrinha que desrespeitou os semáforos. Um porta-voz da empresa referiu ao site “9to5Google” que “O semáforo estava verde (para o Lexus RX 450h) pelo menos seis segundos antes de o nosso carro entrar no cruzamento”. A polícia local confirmou a falha do condutor da carrinha.

A Google, empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos, através de um comunicado reforçou a mensagem de que é necessário desenvolver os sistemas de condução autónomos.

A tecnologia de autocondução torna as estradas mais seguras e permite contornar as falhas humanas que, nos EUA têm um peso muito significativo. Falamos da principal causa de acidentes urbanos neste país se prender precisamente com o desrespeito pelo sinal vermelho.

Carro Autónomo da Google - Lexus RX 450h
Carro Autónomo da Google – Lexus RX 450h

Esta falha humana representa 94% das falhas neste país. É caso para dizer que os números falam por si não deixando margens para dúvidas.

Esta não foi a primeira vez que um carro da Google se viu envolvido num acidente. Remontamos a julho de 2015, data do primeiro acidente registado com carros autónomos da Google.

No entanto, este acidente foi o mais grave de todos registado com carros autónomos da empresa fundada em 1998, na Califórnia (EUA) por Larry Page e Sergey Brin. O acidente aconteceu em Setembro no dia 23.

Recorde-se que foi há cerca de dois anos que os carros autónomos passaram a ter autorização para circular nas estradas da Califórnia.

A Google está há vários anos a desenvolver carros autónomos. Começou por adaptar carros existentes como é o caso deste Lexus RX 450h e do Toyota Prius tendo depois apresentado o seu próprio carro, que não possui volante, nem acelerador e nem pedal de freio. Este último carro é compacto e faz recordar o Fiat 500.

COMPARTILHAR