Capacitação em energia solar fotovoltaica

curso-energia-solar

A produção de energia através de placas solares fotovoltaicas vem se consolidando no Brasil como uma alternativa limpa de gerar eletricidade.

Já é possível observar um mercado aquecido, com oportunidades para empresas instaladoras e profissionais de vários níveis. Mas, apesar de promissora, a área ainda sofre com a falta de profissionais qualificados.

Foi pensando em suprir a necessidade de qualificação de mão de obra para a realização desses projetos que a Neosolar Energia, empresa paulista especializada em soluções para energia solar fotovoltaica, criou um curso para capacitar instaladores de sistema fotovoltaico Off-Grid.

Dos cerca de 130 alunos formados pelo Curso de Instalador Fotovoltaico da Neosolar Energia desde 2013, 17% são dos Estados da região nordeste.

Os alunos, que em sua maioria procuram o curso para aplicar a solução em locais que geralmente não são abastecidos pela rede, viajam até São Paulo, local do curso, para se capacitar, e acabam por descobrir uma oportunidade de negócios.

capacitacao-energia-solar-turma-2

Rafael Pintão, um dos diretores da Neosolar, e que ministra a parte teórica do curso, diz que muitos alunos já realizam alguma atividade econômica que, com a energia elétrica, seria facilitada, como a cultura de ostras, agricultura e outras.

“As placas solares podem ser instaladas em balsas, para bombear água de poços e várias outras aplicações, pois podem ser ligadas a baterias, as quais armazenam a produção excedente para ser utilizada em períodos sem sol”, ele diz.

capacitacao-energia-solar-turma-1

Os sistemas fotovoltaicos Off-Grid são muito usados em lugares remotos, com difícil acesso à rede elétrica, como fazendas e sítios. São ideais para esses lugares, porque os sistemas autônomos para geração de energia não se conectam à rede elétrica.

O sistema abastece diretamente os aparelhos que utilizarão a energia. E em relação aos períodos sem sol, não há problema, pois a energia produzida é armazenada em baterias que garantem o abastecimento.

Curso Instalador Fotovoltaico

O curso tem carga horária total de 40h e é voltado para instaladores, eletricistas técnicos, engenheiros, arquitetos, empreendedores e público em geral.

Próximas turmas

27 a 31 de Outubro de 2014 | Segunda a Sexta, das 08h30 às 18h30

 Local: Av. Yervant Kissajikian, 780 – Jd. Consórcio São Paulo/SP

Inscrições: (11) 4328-5113/5114 – cursos@neosolar.com.br

COMPARTILHAR