Brasil e Alemanha criam parcerias em Energias Renováveis

Brasil e Alemanha criam parcerias em Energias Renováveis

A parceria bilateral criada entre Brasil e a Alemanha de energias renováveis e eficiência energética tem como objectivo desenvolver estruturas sustentáveis.

Com a presidente Dilma Rousseff em viagem oficial à Alemanha, o Ministério das Relações Exteriores publicou dia 5 Março, no Diário Oficial da União, decretos formalizando parcerias e acordos financeiros na área de energias renováveis e eficiência energética entre os dois países.

Com os acordos, o Brasil (ou outro país, desde que em comum acordo) terá direito a empréstimo de até 52 milhões de euros, com juros reduzidos, para desenvolver projectos nessas áreas.

Os acordos estão previstos desde maio de 2008 e têm como objectivo desenvolver a infraestrutura de energia sustentável para assegurar sua oferta e uso seguro e sustentável.

Fazem parte desse rol as energias de fonte hidráulica, eólica, solar, geotérmica, oceânica, de biomassa, resíduos sólidos e biocombustíveis.

Os primeiros grupos de trabalho a serem criados no âmbito das parcerias serão na área de biocombustíveis, visando à troca de informações sobre temas de comércio, padronização, certificação ambiental e social, e produção e uso de biocombustíveis. A parceria abrangerá, ainda, o desenvolvimento de tecnologias “inovadoras” de propulsão.