Benefícios Fiscais em Paineis Solares Térmicos

parque-solar-fotovoltaico

As famílias portuguesas que instalarem painéis solares durante este ano, poderão aproveitar o triplo benefício: pagarão menos de metade do custo do equipamento, verão a factura energética anual reduzir-se em mais de 20% e terão ainda um benefício fiscal de 30% do custo de investimento no primeiro ano.

Estão assim previstos benefícios fiscais no IRS. São dedutíveis à colecta, desde que não susceptíveis de serem considerados custos na categoria B, 30% das importâncias despendidas com a aquisição de equipamentos solares novos, com o limite máximo de 796€.

Esta informação não dispensa a consulta do código do IRS. Este benefício é cumulativo com outros benefícios que o cliente tenha (ex. crédito habitação).

A dedução no IRS é válida para outros equipamentos de energias renováveis, mesmo que sejam adquiridos fora da campanha.

Um cliente que adquira os painéis solares fora da campanha pode também ter benefícios fiscais no IRS?

A comparticipação do Estado é que só será atribuída aos clientes que comprarem ao abrigo da campanha. Os equipamentos e fornecedores seleccionados cumprem uma série de requisitos que visam disponibilizar uma sistema “chave-na-mão”, com uma excelente relação preço-qualidade e que inclui instalação e manutenção.

Cada elemento do casal poderá comprar um sistema solar térmico, desde que não seja para a mesma habitação/casa. Relativamente à dedução no IRS, se a fazem conjuntamente, só poderão declarar um equipamento.

O beneficiário poderá não corresponder ao dono da casa. Não existe qualquer restrição neste sentido.