Apisolar garante que medidas do Governo não beneficiam maioria das empresas

A Associação Portuguesa da Indústria Solar (Apisolar) considera que o programa de incentivos à promoção da instalação de painéis solares em residências, recentemente anunciado pelo Governo, não vai beneficiar a grande maioria das empresas que operam no mercado.

energiarenovavelrenovaveissolarfotovoltaicapainelfotopn (1) (small) 1235394297 Apisolar garante que medidas do Governo não beneficiam maioria das empresasA Associação Portuguesa da Indústria Solar (Apisolar) considera que o programa de incentivos à promoção da instalação de painéis solares em residências, recentemente anunciado pelo Governo, não vai beneficiar a grande maioria das empresas que operam no mercado.

«Estamos a alertar [o Governo] para a urgência de acção e correcção de uma situação de distorção da livre concorrência no mercado, que vai impedir que a grande maioria das empresas beneficie da aplicação das medidas de incentivo à promoção da instalação de painéis solares em residências», disse à Lusa o vice-presidente da Apisolar, Rafael Ribas. 

Recentemente, José Sócrates anunciou, no debate quinzenal na Assembleia da República, benefícios fiscais e facilidades no acesso ao crédito bancário para as famílias que instalem painéis solares. O programa de incentivos à utilização de energias renováveis dirigidos ao sector residencial pretende atingir 65 mil habitações em 2009, num investimento de 225 milhões de euros. 

A associação, que representa as empresas do sector solar, vem agora alertar o Governo que o grosso das empresas certificadas que vive da produção, venda e montagem de painéis solares está «muito apreensivo» em relação ao futuro do seu negócio. 

«Só duas empresas foram escolhidas para fornecer equipamentos ou painéis solares», garantiu Rafael Ribas, salientando desconhecer «as razões da exclusão das restantes igualmente certificadas». 

Ivo Pinheiro, da Sinersol, refere ao AmbienteOnline que a medida em causa «pode vir a destruir o sector e a colocar quatro mil empresas na falência». O responsável explica que aquelas empresas estarão em risco de fechar, «pois não vão vender nem instalar mais colectores solares quando os bancos os vendem com 50 por cento de desconto, [equipamentos] de apenas duas marcas (a Vulcano e a AO SOL ».

Por sua vez, a empresa PME Link vai funcionar como «uma central de compras», com o apoio dos bancos para acesso dos clientes ao subsídio ou ao empréstimo. A Apisolar pretendia, no entanto, que fosse criada «mais uma via de comercialização», que permitisse às empresas excluídas participarem na aplicação do programa de incentivos e promoção da instalação de painéis solares em residências. 

«Queremos que estas empresas forneçam directamente o cliente que poderá recorrer aos bancos [Caixa Geral de Depósitos, Millenium Bcp e Banco Espírito Santo], através de uma factura pró-forma, para beneficiarem dos incentivos», destacou Rafael Ribas.

A associação já enviou uma carta ao primeiro-ministro, José Sócrates, e aos ministros da Economia e das Finanças a pedir reuniões de urgência, pois considera que «o modelo escolhido» distorcerá a livre concorrência no mercado, originando falências e agravando o desemprego.

Portal Energia Facebook

 

OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES

One Comment on “Apisolar garante que medidas do Governo não beneficiam maioria das empresas”

  • tautau escrito em 26 Maio, 2009, 8:47

    Bravo!!!! Por este andar qualquer dia todo o mundo vai estar cheio de painéis solares !!!

    [RESPONDER]

Escreva um Comentario

Gravatars sao pequenas imagens que descrevem a sua personalidade. Pode obter o seu gravatar gratuitamente!

 

MAIS NOTICIAS INTERESSANTES

 

PORTAL ENERGIA - Energias Renovaveis NOTICIAS E EMPREGO SOLAR E EOLICA

 

Energias Renovaveis Eolica e Solar em Portugal. EMPREGO e Recrutamento EDP e Martifer. Cursos e Formacao Profissional em Energias Renovaveis. Eficiencia e Poupanca Energetica.

Renewable Energy Online - Learn Everything About Alternative Energy

 

Explore renewable energy news and jobs, Teachers and students can learn about renewable energy, solar power, wind energy, water power and biomass energy. Download renewable energy lesson plans and construction plans for working models of wind turbines.

COPYRIGHT © 2008-2012 PORTAL ENERGIA - Noticias e Emprego. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - POWERED BY TECNOPT NETWORKS




| Portal Energias Renovaveis | Portal Emprego | MEO Forum | Directorio Empresas Renovaveis | Europe Playstation | TDT - TV Digital Terrestre | Portal Travian | Imperio Travian | Flash Games | FarmVillePT | Ideias Praticas | Acessorios iPhone | Loja Online Televisao Digital TDT |