Alstom vai fornecer 19 aerogeradores ECO 122 para a CPFL Renováveis no Brasil

alstom-eco122

O fabricante Alstom assinou um contrato com a CPFL Renováveis. O contrato chave na mão contempla o fornecimento dos aerogeradores, a montagem e comissionamento de 19 aerogeradores ECO 122 no complexo eólico Pedra cheirosa, localizado no Estado do Ceará, no nordeste do Brasil.

O contrato foi assinado no âmbito do último leilão Brasileiro A-5, que está relacionado com projetos que iniciam operação nos próximos 5 anos.

Prevê-se que os aerogeradores de Pedra Cheirosa iniciem a operação comercial em dezembro de 2017.

É o primeiro projeto de energia eólica da Alstom com a CPFL Renováveis. Os parques eólicos irão gerar 50 MW, valor que pode fornecer energia elétrica para cerca de 100.000 pessoas. Os aerogeradores ECO 122 serão produzidos na unidade fabril da Alstom em Camaçari (BA).

ECO 122 é a mais recente evolução da tecnologia já existente e extremamente fiável ECO 100 e o resultado de mais de 30 anos de experiência em design de aerogeradores.

Os aerogeradores da Alstom são baseadas na tecnologia ALSTOM PURE TORQUE® que se baseia no conceito de apoio do rotor que protege o drive train das forças e cargas de deflexão, garantindo maior confiabilidade e menores custos de manutenção.

alstom-eco122
Aerogerador Alstom ECO122 instalado na Holanda

“O Brasil continua a tirar partido do seu enorme potencial de energia eólica. A parceria com a CPFL Renováveis ​​é uma confirmação da nossa estratégia local, que é o de melhorar o uso de fontes renováveis, o desenvolvimento de projetos sustentáveis ​​e foco na criação de empregos “, diz o vice-presidente sénior de Yves Rannou empresa Alstom Wind.

Alstom constrói e opera parques eólicos a nível global – mais de 2.600 aerogeradores são instaladas atualmente ou encontram-se em  fase construção em mais de 200 parques eólicos, oferecendo mais de 5.000 MW.

Alstom projeta e fabrica aerogeradores onshore e offshore com uma gama de potência de 1,67 MW (onshore) até 6 MW (offshore), fornecendo soluções para todas as condições geográficas e climáticas.