Colapso total de aerogerador Vestas V112 de 3.0 MW na Suécia

queda-aerogerador-vestas-suecia

Um dos 32 aerogeradores Vestas modelo V112 de 3MW colapsou totalmente na véspera de Natal, o proprietário do parque eólico Stena Rnewables não consegue explicar a possivel causa deste acontecimento.

O aerogerador Vestas V112 que caiu pertence ao parque eólico Lemnhult localizado em Vetlanda na Suécia, a torre do aerogerador ficou dividida em dois tramos como mostram as imagens recolhidas no local.

As equipas de emergência foram chamadas à ocorrência às 9h da manhã do dia de Natal, ninguém ficou ferido com o colapso do aerogerador .

Na altura do sucedido as condições climatéricas não indiciam que o vento tenha sido o responsável pelo colapso do aerogerador, assim as verdadeiras causas continuam ainda a ser um mistério.

Uma quantidade ainda desconhecida de óleo proveniente de vários componentes do aerogerador principalmente da caixa multiplicadora escorreu já para o solo, estão a decorrer trabalhos ambientais para prevenir mais impactos mais graves no meio ambiente envolvente.

Este modelo de aerogerador Vestas V112 possui uma altura de 120 metros que considerando as pás alcança os 185 metros e tem um peso aproximado de 400 toneladas.

A notícia da queda do aerogerador atraiu a curiosidade da polulação local que se deslocou à zona do incidente durante este período que para muitos era de férias.

Imagens do incidente com o Aerogerador Vestas V112 do Parque Eólico Lemnhult

COMPARTILHAR