A cogeração com recursos renováveis

Cogeração de Energia

A cogeração com recursos renováveis tem conhecido um enorme crescimento nos últimos anos uma vez que permite o aproveitamento de recursos energéticos endógenos de elevado potencial

…diminuindo as necessidades de consumo de combustíveis fósseis e minimizando impactes sobre o meio ambiente.

Conheça as principais fontes de energias renováveis que podem ser usadas nos sistemas de cogeração, assim como as principais aplicações deste tipo de tecnologia.

Principais fontes de energia renovável para utilização em sistemas de cogeração

Biocombustíveis sólidos

A utilização de resíduos florestais ou de sub-produtos provenientes de indústrias transformadoras de resíduos, nomeadamente indústrias transformadoras de madeira, cortiça, processamento de frutos secos e azeite, é bastante comum em sistemas de cogeração por turbina de vapor, sendo utilizados para produção do vapor a alimentar à turbina.

Biocombustíveis gasosos com origem industrial

Certos processos industriais produzem resíduos e efluentes com importantes cargas orgânicas e cujo tratamento anaeróbio origina uma fracção gasosa de elevado potencial energético: o biogás.

Este combustível contém um elevado teor de metano (50-70%) e uma grande resistência à autodetonação, pelo que sua utilização e valorização em sistemas de cogeração é bastante interessante e comum.

Biocombustíveis gasosos com origem em aterro sanitário

A deposição de resíduos orgânicos em aterro sanitário gera a sua decomposição anaeróbia de forma espontânea, sendo produzido gás de aterro. Este gás é composto por um elevado teor de metano (35-60%) sendo, por isso, um excelente combustível para sistemas de cogeração.

A utilização destes recursos em sistemas de cogeração permite, além do aspecto fundamental da valorização energética, benefícios não quantificáveis tais como o escoamento de resíduos/sub-produtos armazenados, eliminação de odores, minimização de impactes ambientais sobre a camada de ozono, etc.

São ainda utilizados em cogeração outros combustíveis renováveis nomeadamente gás de coque, gás de refinaria e gás de pirólise, entre outros.

Principais aplicações de sistemas de cogeração com recursos renováveis

Estações de Tratamento de Águas Residuais.
Aterros sanitários
Indústrias agro-pecuárias
Indústria cervejeira
Matadouros
Indústrias de lacticínios
Indústrias de aglomerados de madeira
Indústria da cortiça
Indústria do azeite
Instalações geradoras de sub-produtos energéticos, em geral

COMPARTILHAR